domingo, agosto 01, 2004

O que aconteceu ao Rali Vinho Madeira?

Quando era mais novo, adorava o Rali Vinho Madeira. Adorava esta altura do ano. Pois, para além de estar em férias, havia esta grande festa em torno do Rali. E que começava semanas antes da prova começar. Era a chegada das máquinas ao porto do Funchal. Eram as provas durante a noite. Era o barulho insurdecedor dos carros, que fazia o coração saltar de emoção. Eram os treinos dos pilotos. E eram as duas italianas boazonas que conduziam um Lancia Rally. Enfim, tudo coisas que me levavam a aguardar com ansiedade por esta altura do ano. Vibrava com isto tudo. Mas, e este mas é importante, isto tudo foi há 20 anos, atrás. E o tempo avança e não perdoa.
Hoje em dia, toda a emoção do Rali, deixou de ter qualquer sentido e emoção para mim. As máquinas já não impossíveis de ter. Tirando o motor, são carros normais, que vemos todos os dias na estrada. Citroens, Peugeuts, Ford's... Onde estão as máquinas lindas que só podiam ser nossas em sonhos? Onde estão os Porsches, os Lancias, os BMW's? Onde estão aqueles carros feitos apenas para correr e não para passeio? A ditadura do comércio acabou por vencer. Os fabricantes já não investem em grandes bombas. Não vende. Já não existem provas de classificação durante a noite. Alegaram insegurança e cansaço dos pilotos, pelo que retiraram essas provas. Perdeu-se cinquenta por cento da emoção. O barulho, que se fazia ouvir a mais de 10 km, deixou de se ouvir, porque os fundamentalistas do ambiente, acharam que era prejudicial para a saúde das pessoas e os fabricantes foram sendo obrigados a reduzir o barulho. Parvalhões. Estragaram o Rali, tal como eu gostava de ver. Atenção, não digo que não gostasse que o Rali não tivesse evoluído ao longo destes tempos, mas não desta forma. Não tão comercial e politicamente correcto. É pena.

P.S: Só por curiosidade, neste fim de semana, pela primeira vez na história do Rali Vinho Madeira, foi um madeirense quem ganhou a prova. Parabéns, Vítor Sá.
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com