segunda-feira, março 26, 2007

A Austrália podia ser nossa!

Ao que parece foram os navegadores portugueses, nomeadamente um tal de Christopher de Mendonça -- que perdoem-me a minha ignorância, mas eu nunca tinha ouvido falar--, os primeiros a chegar a Austrália. Muito antes dos ingleses. Uns 200 anos antes. Parece que nunca houve muito interesse em desbravar aquelas terras. Os interesses deviam ser outros. E às tantas, os ingleses reclamaram para si a descoberta. E colonizaram-na. Mas não deixa de ser giro imaginar o que seria da Austrália, que é provavelmente um dos destinos mais procurados do mundo, hoje em dia, se por acaso tivessem sido os Portugueses a tomar conta daquilo. Mas guardo a imaginação para mim, já basta o que a história me ensinou.
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com