sexta-feira, março 23, 2007

Dia mundial da água!

Foi ontem! Nem escrevendo pouco consigo assinalar a tempo! Mas pronto, também o propósito deste blog não é assinalar o que quer que seja. Aliás, ainda estou para ver se este blog tem algum propósito que não seja escarrapachar aqui as minhas baboseiras. Mas adiante, hoje apetece-me assinalar - e reparem que para quem nunca tinha escrito a palavra assinalar, hoje já a escrevi 4 vezes - o dia mundial da água, porque muito recentemente, estive dois dias sem água e apercebi-me de todos os incómodos que fazem a falta de água. É como dizem, só se dá conta, quando falta. Posto isto, aqui ficam algumas dicas para poupar água no dia-a-dia. Sim, porque um dia falta e não é por causa de um cano rebentado, mas sim, porque acabou. Mesmo.

Como poupar água…

…Na cozinha:

• Quando lavar a loiça encha o lava-loiça e use apenas a água necessária. Não deixe a água a correr.
• As máquinas de lavar roupa e loiça só devem ser utilizadas completamente cheias. Uma máquina bem cheia consome menos água do que duas com a carga incompleta.
• Regue as plantas de manhã cedo ou à noite. Evite regar à tarde porque a água evapora rapidamente. Quando for possível regue-as com água já usada, por exemplo, com água da lavagem da fruta, do aquário ou até de cozer ovos. Assim, ainda tem a vantagem de aproveitar os seus nutrientes. Algumas plantas precisam de pouca água, por isso, não as regue sem necessidade.

…Na casa de banho

• Tome duches rápidos de 5 minutos. Fecha a torneira enquanto se ensaboa. Evite os banhos de imersão e poupe quase 400 litros de água por semana.
• Encha um copo com água para lavar os dentes. Não deixe a água a correr. Assim, poupa cerca de 9 litros por minuto.
• Descarregue o autoclismo só quando for necessário. Estas descargas são responsáveis por perto de 40% do consumo de água.

As dicas acima foram copiadas da intranet da empresa onde trabalho. Não faço 90% do que está acima escrito e é muito provável que pela hora de almoço já me esteja a marimbar para isto, mas só o facto de ter escrito isto, consciente ou inconscientemente, apeteceu-me começar a ter alguns aspectos em atenção. É quase nada, mas é um começo.
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com