segunda-feira, julho 28, 2008

Indiana Jones IV, a desilusão

É com pena que digo que saí desiludido do filme. Antes da estreia, estava ansiossíssimo para ver o filme. Depois, fui baixando as expectativas conforme ia lendo comentários sobre o filme aqui e ali. Por fim, ao cabo de quase dois meses depois da estreia, lá fui ver o filme já sem nenhuma expectativa e ainda por cima consegue desiludir.
E o que me desiludiu?
Não foi a personagem em si. O Harrison Ford faz aquilo melhor do que ninguém. Os outros actores também não são maus. Se bem que a personagem do filho do Indiana, conseguiu irritar-me com o seu feitio.
Mas o pior do filme reside mesmo na parte mais importante do filme, o argumento. Bem sei que a idade não é a mesma, mas nos filmes anteriores uma pessoa saía do filme com aquela sensação de que também tinha vivido aquelas aventuras e que ser arquéologo era ter a melhor profissão do mundo. E, loucura, até chegava-se a acreditar na história. Neste, isso infelizmente não aconteceu. Saí com a sensação que foi um argumento mal amanhado, sem profundidade nenhuma e definitivamente com muitos exageros, em que parece que foi dado mais importância às cenas de acção e aos efeitos especias. A ideia inicial era bem capaz de ser boa, associar ETs às caveiras de cristal têm o seu quê de interesse, mas é triste constatar no fim que parece uma história que foi construída à medida que as filmagens corriam. Ou por outras palavras, foi feita à martelada. Desilusão total.
Mau por mau, venha a Múmia novamente... Ao menos, essa não estraga as memórias boas de infância.
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com