domingo, setembro 26, 2004

26-09-1994

Foi há 10 anos atrás. Primeiro dia de aulas no Técnico. Lá fui eu, de manhãzinha, contrariado e com um único pensamento, despachar aquela merda e regressar a casa. À Madeira. 10 anos depois, já saí do Técnico, mas continuo em Lisboa. 10 anos depois, tudo mudou. Os amigos, os hábitos, os lugares, a família.
Os amigos mudaram completamente. Talvez aqui tenha sido onde houve mais alterações. Tirando quatro ou cinco pessoas, os amigos que tinha antes de vir para Lisboa, deixaram de o ser. A pouca frequência com que os via, o modo diferente de olhar para a vida, afastou-nos. Continuamos a falar uns com os outros, mas apenas quando nos encontramos. E nunca há muito para dizer, e quanto mais se fez, menos se tem para contar. Não há ressentimentos. Gosto assim. Eles, também. 10 anos depois, posso afirmar com toda a certeza, tenho os amigos que quero e gosto. Mas também dizia o mesmo há 10 anos atrás...
Viver sozinho tem a sua cruz. É preciso cozinhar, lavar, engomar, arrumar, limpar. Tudo o que eu não fazia há 10 anos atrás. E passei a fazer. Bem ou mal, o certo é que tenho de as fazer. Mas, também, viver sozinho tem muitos benefícios. E muito tenho aprendido nestes 10 anos.
Os lugares como é óbvio, naturalmente, tinham de mudar. A paixão, essa pertencerá sempre à Madeira, tal como o conhecido desejo de regressar. Mas Lisboa, a cidade, encantou-me. E agora é a minha cidade, onde me sinto bem e que não trocaria por cidade nenhuma do mundo, com excepção do Funchal, claro.
Finalmente, a família. É sempre por quem sofremos mais. De quem sentimos mais saudades. E que gostaríamos que estivessem sempre presentes, ou pelo menos, na casa ao lado. O afastamento originou a mudança, a morte originou a mudança, a união originou ainda mais mudanças. Somos 10 anos mais velhos. Isto diz tudo.
Para finalizar, este balanço politicamente correcto, como dizia o outro, aquele de quem não me lembro o nome, 10 anos é mesmo muito tempo.
Onde estarei daqui a 10 anos?
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com